A artroscopia é um dos avanços mais importantes da medicina moderna. A técnica cirúrgica permitiu significativos avanços na medicina, pois trouxe a possibilidade de realizar a cirurgia de forma menos invasiva, com mais segurança e melhores resultados para o paciente.

Consiste num procedimento utilizado para visualizar, diagnosticar e tratar de problemas nas articulações. O cirurgião ortopedista realiza uma pequena incisão na pele do paciente, e com instrumentos de tecnologia avançada, guiados por micro câmera de alta resolução, consegue visualizar o interior da articulação, observando exatamente como está a lesão ou inflamação que deverá ser tratada.

Este tipo de cirurgia e diagnostico é considerado um procedimento minimamente invasivo e essa é a diretriz da medicina moderna; realizar procedimentos com o menor impacto possível no paciente, reduzindo o tempo de recuperação e melhorando os resultados cirúrgicos obtidos.

Antes de realizar o procedimento é feito uma avaliação minuciosa do paciente, verificando seu histórico médico, exame físico, exame clínico, e exames de imagem para avaliar a situação da articulação que será investigada e tratada.

Cirurgia minimamente invasiva

O IOT Blumenau trabalha com a visão moderna da medicina, aplicando as novas técnicas que visam menos impacto no tratamento das doenças ortopédicas.

Em vez de grandes incisões como nas cirurgias tradicionais, as cirurgias minimamente invasivas trabalham com pequenas incisões na pele, possibilitando rápida recuperação e um pós-operatório mais tranqüilo para os pacientes.

Vantagens de uma cirurgia minimamente invasiva:

  • Menos dor pós-operatória
  • Recuperação mais rápida
  • Redução da perda de sangue
  • Menos danos aos tecidos moles
  • Menores incisões cirúrgicas
  • Menos cicatrizes
  • Melhora da função

Portanto ao se tornar paciente do IOT Blumenau você terá acesso a tratamentos avançados, com tecnologia de ponta e profissionais especializados e focados em prestar um atendimento eficiente e seguro.

 

 

 

Please specify image url

Dr. Paulo Bordone, Especialista da coluna vertebral

Formado em Ortopedia pela Universidade Federal do Paraná (1982). Realizou residência médica no renomado Hospital das Clínicas de São Paulo, e especialização em cirurgia de coluna na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna Vertebral, com participação em congressos realizados pela Instituição. Entre muitas percepções da profissão, Dr. Paulo destaca a atenção ao próximo. “O melhor da carreira é levar alívio às pessoas”, diz.

Continue Lendo