Cirurgia da Mão

A cirurgia da mão é uma especialidade médica. O profissional especialista tem uma formação ampla e tecnicamente avançada, para tratar as doenças que atingem as mãos e punhos.

O homem é muito dependente de suas mãos; nossas atividades diárias estão intimamente relacionadas com nossas habilidades manuais, sejam elas no dia-a-dia realizando simples tarefas ou nas profissões, as quais impõem uso especial de nossas mãos.

A própria evolução do homem esta ligada com a sua habilidade manual, que lhe permitiu criar instrumentos que o auxiliam a realizar tarefas. Nenhum outro animal possui a mesma precisão da mão humana, onde o próprio polegar representa um significativo avanço, pois permite que o homem execute tarefas de força e precisão.

Por isso, a importância de um tratamento adequado das mãos, por um profissional capacitado e especializado.

No âmbito cirúrgico, podemos destacar que a especialidade possui um conhecimento profundo em ortopedia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e neurocirurgia, para que seja possível um correto tratamento cirúrgico do paciente.

A criação da especialidade da cirurgia da mão, está ligada com a Segunda Guerra Mundial, a qual impôs muitos desafios para a medicina: A cirurgia da mão, foi uma das especialidades criadas na época, para efetuar com maior sucesso o tratamento de lesões nas mãos dos soldados e vitimas da guerra.

O campo de atuação do Cirurgião de Mão é bastante amplo e incluiu a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de lesões: congênitas, cutâneas, tendíneas, ósseas, neurológicas, vasculares, tumorais, degenerativas, infecciosas, inflamatórias, reumatológicas, síndromes dolorosas, doenças profissionais e esportivas.

Microcirurgia

A microcirurgia é uma técnica cirúrgica imprescindível para o tratamento de patologia reconstrutiva da mão.

Permite procedimentos como o transplante ou retalho de tecidos, que consiste na retirada de um tecido para outro lugar onde há falta, fazendo a reconstrução da região lesionada. A perda de tecido pode ser em decorrência de um acidente, como no trabalho, acidente de automóvel, utilizando instrumentos cortantes como facas, machados e outras possibilidades.

Artroscopia da mão iot blumenau

ortopedia blumenau mao

O reimplante de tecidos tem duas características. Podem ser do tipo LIVRE ou PEDICULADO. O primeiro é quando o tecido foi totalmente desconectado do corpo, perdendo ligações com as estruturas como veias, artérias e nervos; nestes casos a microcirurgia possibilita reconectar o tecido. Nos casos de Pediculado o tecido não está totalmente desconectado; parte esta ligada na estruturas vasculonervosas (veias, artérias, nervos…).

Cotovelo

O cotovelo é muito importante para os membros superiores. A primeira característica do cotovelo é posicionar a mão no espaço, agindo também como ponto de apoio para o antebraço, permitindo força e facilitando movimentos dos punhos e mãos. A evolução do homem deu a seus membros superiores importante função no seu dia-a-dia. Portanto a perda do movimento do cotovelo afeta significativamente a vida do paciente.

ortopedia blumenau cotovelo do cirurgia sintomas

Artroscopia do Cotovelo

 

O grande avanço para o tratamento de diversas patologias no cotovelo vem através das cirurgias minimamente invasivas, e neste contexto a cirurgia artroscópica se tornou protagonista.

O procedimento permite também o diagnóstico da patologia do paciente e seu posterior tratamento, tudo por vídeo e apenas com micro furos para introduzir os equipamentos dentro do cotovelo.

Este tipo de cirurgia representa um grande avanço em vários aspectos, pois reduz o tempo do pós operatório, é menos agressivo para o organismo, é mais preciso, e o diagnóstico é mais objetivo, com anestesia feita somente com bloqueio e sedação. Todos os fatores somados resultam em maior eficiência do procedimento e mais segurança para o paciente.

As principais indicações para a realização da artroscopia no cotovelo são:

  • Diagnóstica – Descobrir causas de dores, desconforto e outras possibilidades;
  • Remoção de corpos livres
  • Fraturas
  • Lesões de cartilagem
  • Osteocondrites;
  • Epicondilites, lesões tendinosas;
  • Contraturas (release capsular), plicas sinoviais, artrites;
  • Remoção de osteofitos;
  • Lesões ligamentares;
  • Excisão da cabeça radial;
  • Reconstrução do cotovelo pediátrico.

 

Corpo Clínico IOT – Cirurgia de mão, cotovelo e microcirurgia

Confira os médicos que realizam cirurgias de mão, cotovelo e microcirurgia no IOT Blumenau

Please specify image url

Dr. Luiz Carlos Lenzi, Especialista da mão, cotovelo e pé

Nascido em Blumenau, o Dr. Luiz Carlos Lenzi teve sua formação estudantil nesta cidade natal e graduação médica na cidade de Curitiba, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, em 1972, aos 25 anos de idade.

Realizou sua especialização em Ortopedia no Hospital Souza Aguiar, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, durante os anos de 1973 e 1974, tendo acompanhado o Serviço de Ortopedia e Cirurgia Infantil do Hospital Jesus, durante o ano de 1973, além do Serviço de Cirurgia de Mão no Hospital São Francisco de Assis, em 1974. Este, sob a coordenação do Dr Danilo de Souza Leão Coimbra Gonçalves, um dos introdutores da cirurgia de mão no Brasil.

Continue Lendo

Please specify image url

Dr. Luiz Guilherme Lenzi, Especialista da mão, cotovelo e microcirurgia

Filho de cirurgião da mão, teve toda a sua inspiração dentro de casa, vendo o pai (com quem tem o privilégio de trabalhar) e o tio (Dr Eduardo V. Ferencz – 1 ortopedista de SC) terem extrema dedicação e amor a profissão

“Meu objetivo é atender bem o paciente, dando a devida atenção e respeito a sua queixa”

Especialista em Ortopedia e Traumatologia

Continue Lendo