+55 (47) 3321-2222

Cirurgia da Mão, Cotovelo e Microcirurgia

IOT Blumenau | Ortopedia e Traumatologia > Cirurgia da Mão, Cotovelo e Microcirurgia

Cirurgia da Mão

A cirurgia da mão é uma especialidade médica. O profissional especialista tem uma formação ampla e tecnicamente avançada, para tratar as doenças que atingem as mãos e punhos.

O homem é muito dependente de suas mãos; nossas atividades diárias estão intimamente relacionadas com nossas habilidades manuais, sejam elas no dia-a-dia realizando simples tarefas ou nas profissões, as quais impõem uso especial de nossas mãos.

A própria evolução do homem esta ligada com a sua habilidade manual, que lhe permitiu criar instrumentos que o auxiliam a realizar tarefas. Nenhum outro animal possui a mesma precisão da mão humana, onde o próprio polegar representa um significativo avanço, pois permite que o homem execute tarefas de força e precisão.

Por isso, a importância de um tratamento adequado das mãos, por um profissional capacitado e especializado.

No âmbito cirúrgico, podemos destacar que a especialidade possui um conhecimento profundo em ortopedia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e neurocirurgia, para que seja possível um correto tratamento cirúrgico do paciente.

A criação da especialidade da cirurgia da mão, está ligada com a Segunda Guerra Mundial, a qual impôs muitos desafios para a medicina: A cirurgia da mão, foi uma das especialidades criadas na época, para efetuar com maior sucesso o tratamento de lesões nas mãos dos soldados e vitimas da guerra.

O campo de atuação do Cirurgião de Mão é bastante amplo e incluiu a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de lesões: congênitas, cutâneas, tendíneas, ósseas, neurológicas, vasculares, tumorais, degenerativas, infecciosas, inflamatórias, reumatológicas, síndromes dolorosas, doenças profissionais e esportivas.

Microcirurgia

A microcirurgia é uma técnica cirúrgica imprescindível para o tratamento de patologia reconstrutiva da mão.

Permite procedimentos como o transplante ou retalho de tecidos, que consiste na retirada de um tecido para outro lugar onde há falta, fazendo a reconstrução da região lesionada. A perda de tecido pode ser em decorrência de um acidente, como no trabalho, acidente de automóvel, utilizando instrumentos cortantes como facas, machados e outras possibilidades.

Artroscopia da mão iot blumenau

ortopedia blumenau mao

O reimplante de tecidos tem duas características. Podem ser do tipo LIVRE ou PEDICULADO. O primeiro é quando o tecido foi totalmente desconectado do corpo, perdendo ligações com as estruturas como veias, artérias e nervos; nestes casos a microcirurgia possibilita reconectar o tecido. Nos casos de Pediculado o tecido não está totalmente desconectado; parte esta ligada na estruturas vasculonervosas (veias, artérias, nervos…).

Cotovelo

O cotovelo é muito importante para os membros superiores. A primeira característica do cotovelo é posicionar a mão no espaço, agindo também como ponto de apoio para o antebraço, permitindo força e facilitando movimentos dos punhos e mãos. A evolução do homem deu a seus membros superiores importante função no seu dia-a-dia. Portanto a perda do movimento do cotovelo afeta significativamente a vida do paciente.

ortopedia blumenau cotovelo do cirurgia sintomas

Artroscopia do Cotovelo

 

O grande avanço para o tratamento de diversas patologias no cotovelo vem através das cirurgias minimamente invasivas, e neste contexto a cirurgia artroscópica se tornou protagonista.

O procedimento permite também o diagnóstico da patologia do paciente e seu posterior tratamento, tudo por vídeo e apenas com micro furos para introduzir os equipamentos dentro do cotovelo.

Este tipo de cirurgia representa um grande avanço em vários aspectos, pois reduz o tempo do pós operatório, é menos agressivo para o organismo, é mais preciso, e o diagnóstico é mais objetivo, com anestesia feita somente com bloqueio e sedação. Todos os fatores somados resultam em maior eficiência do procedimento e mais segurança para o paciente.

As principais indicações para a realização da artroscopia no cotovelo são:

  • Diagnóstica – Descobrir causas de dores, desconforto e outras possibilidades;
  • Remoção de corpos livres
  • Fraturas
  • Lesões de cartilagem
  • Osteocondrites;
  • Epicondilites, lesões tendinosas;
  • Contraturas (release capsular), plicas sinoviais, artrites;
  • Remoção de osteofitos;
  • Lesões ligamentares;
  • Excisão da cabeça radial;
  • Reconstrução do cotovelo pediátrico.

 

Corpo Clínico IOT – Cirurgia de mão, cotovelo e microcirurgia

Confira os médicos que realizam cirurgias de mão, cotovelo e microcirurgia no IOT Blumenau

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by