+55 (47) 3321-2222

Rizartrose

A definição de Rizartrose é a artrose da carpometacarpica do polegar, ou seja, da base do polegar.

Mas antes de conversarmos sobre a doença em si, precisamos rever alguns conceitos básicos. Qual é diferença entre artrite e artrose?

  • Artrite: inflamação da articulação, que pode ser tanto por desgaste, como por infecções ou por doenças reumáticas (Artrite Reumatoide, Gota). A artrite de repetição, ou muito intensa, ou por tempo prolongado pode levar a artrose
  • Artrose: é o desgaste já estabelecido da articulação. Ocorre a perda da cartilagem de revestimento da articulação, muitas vezes irreversível.

Os sintomas são dor na base do polegar, normalmente no período da manha, ou após executar alguma atividade que exija força. Com o avançar da doença, atividades como abrir um vidro de conserva, já se torna uma tarefa dolorosa ou incapacitante. Em patologias muito evoluídas, ocorre a deformidade do polegar

Normalmente atinge mulheres após os 50 anos de idade, normalmente em função de uma frouxidão ligamentar associada a execução de movimentos de pinça com força, em posição de pinça-chave. Como exemplo, pessoas muito sintomáticas passam a ter incapacidade de segurar um prato para se servir, revirar uma forma ou travessa do forço, fazer crochê…entre outros movimentos do dia-dia.

O diagnóstico e clinico, acompanhado de um exame físico criterioso (afastando outras patologias), baseado nos sintomas, na localização da dor. O RX é fundamental e suficiente para se confirmar a suspeita.

O tratamento geralmente é clinico nas fases iniciais, podendo ser cirúrgico nas fazes mais avançadas

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by