+55 (47) 3321-2222

Síndrome do Túnel do Carpo

É a compressão do Nervo Mediano na altura do punho, levando a dor e dormência (principalmente noturna) da ponta dos dedos do Polegar, Indicador, Médio e metade do 4 dedo.

Acomete principalmente mulheres pós-menopausa, mas pode ocorrer em gestantes, ambas em função da variação hormonal. Homens também podem desenvolver a doença, porém com menor frequência.

Não existe uma causa única ou específica para o aparecimento da doença, sendo atribuída geralmente a um conjunto de fatores. Não existe uma comprovação que é fruto da repetição do movimento, porém o que se observa é que a vibração está relacionada ao aumento dos sintomas. O paciente pode ser submetido a vibração durante o trabalho ou durante o transporte.

Luiz Guilherme Lenzi, em 2016 publicou um trabalho em uma das principais revistas de cirurgia da mão, a HAND, sobre o desencadeamento dos sintomas da STC em paciente que usam o transporte público. O que se observa, é que além do tempo de preensão da mão, a vibração do transporte é um dos principais desencadeadores dos sintomas. Link da publicação a seguir. Outros meios de transporte como bicicleta, moto, carro e caminhão, se muito tempo exposto e se já possui a doença, também podem desencadear os sintomas.

Por que a dormência é pior no período noturno? – Geralmente (não sempre) a dormência é pior no período noturno pois é o momento em que estamos relaxados, ou seja, os tendões não estão se movimentando, portanto estão com seu tamanho total, diminuído o espaço disponível para o nervo mediano repousar em seu leito. Durante o dia, geralmente estamos movimentando os dedos, os tendões estão tensionados (esticados) portanto mais finos, deixando mais espaço para o Nervo Mediano.

O diagnóstico se baseia na história clínica do paciente, mas principalmente pelo exame físico. Exames complementares com Eletroneuromiografia e ou aUltrasonografia podem ajudar no diagnóstico ou avaliar o grau de comprometimento do Nervo.

O tratamento pode ser clínico (sem cirurgia), nos estágios mais iniciais ou no caso de gestantes, que consiste em medicação e uso da tala noturna. O tratamento cirúrgico geralmente é o tratamento de escolha quando os sintomas são frequentes e ou intensos, alcançando a cura se bem executado.

Ouvi dizer que a Síndrome do Túnel do Carpo pode voltar após a cirurgia? Se bem executada a STC não retorna.

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by