Afinal, qual a diferença?

Primeiro, alguns conceitos:

  • Ambas são doenças que acometem ARTICULAÇÕES
  • Uma articulação é uma região onde dois ossos se encontram.
  • Neste encontro há movimento entre os ossos, e por isso nesta região os ossos são recobertos por cartilagem, um tecido firme, resistente e muito liso, para diminuir o atrito e absorver impacto. Há também um líquido com função lubrificante, chamado líquido sinovial.
  • Há diversos tipos de articulação no corpo, desde muito pequenas (interfalangeanas dos dedos) até articulações grandes como o quadril (coxo-femoral). Há também articulações com grande amplitude de movimento, como o ombro e com pouca amplitude, como a coluna lombar.
  • O tornozelo é uma articulação grande, e o pé possui múltiplas articulações de diversos tamanhos.

A artrose, ou osteoartrose, é um processo degenerativo da cartilagem que envolve uma articulação. Pode ocorrer pelo desgaste natural do envelhecimento (artrose primária) ou pode ser decorrente de alguma lesão, como fratura, infecção, tumor, etc. Neste caso, seu aparecimento costuma ser mais precoce e é chamada de artrose secundária.

A artrose se manifesta por dor progressiva, com diminuição do arco de movimento da articulação. A cartilagem torna-se cada vez mais escassa, e começa a haver mais contato entre as superfícies ósseas. Isto vai levar a proliferação de osteófitos ao redor da articulação (“bicos de papagaio“), cistos ósseos, diminuição do espaço articular.

O tratamento da osteoatrose varia com qual articulação está acometida e qual o grau de acometimento da articulação. Genericamente, divide-se em: modificações do estilo de vida, medicamentos, fisioterapia e órteses, e cirurgias.

artrose_no_pe1

Já a artrite é um processo inflamatório que acomete a articulação. E esta inflamação pode ter várias causas, como doenças reumáticas e infecções (pioartrites).

As doenças reumáticas mais comuns são a artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistêmico, e as espondiloatropatias soro-negativas, como a pelve-espondilite anquilosante.

Estas doenças podem afetar, além das articulações, os tendões, ligamentos e outros órgãos e tecidos fora do sistema musculo-esquelético. Pode haver acometimento da pele, dos olhos, rins, etc.

Estas doenças podem ser controladas com medicações anti-inflamatórias, corticoides e imunossupressores. O especialista que as trata é o Reumatologista.