Os joanetes são proeminências ósseas do antepé, e podem ocorrer tanto na parte interna (joanete clássico, ou hálux valgo) quanto externa (joanete de Sastre).

O joanete pode ser fonte de dor devido ao atrito contra os calçados fechados.

O joanete é na verdade uma complexa deformidade óssea do antepé

O joanete é na verdade uma complexa deformidade óssea do antepé

HÁLUX VALGO

O famoso “joanete“ é na verdade uma deformidade óssea do primeiro metatarso e do hálux (primeiro dedo do pé).

Ocorre 10 vezes mais em mulheres, e sua principal causa é o uso de calçados com salto alto e câmara anterior apertada (“bico fino“).

Pode ser cauda de dor na própria joanete ou em outras regiões do pé, pois a deformidade leva a alterações na distribuição de carga durante a marcha.

A gravidade é variável, desde pequenos incômodos ao usar calçados fechados até quadros de dor forte, difusa no pé, com deformidade associada dos outros dedos (ex: cross-toe, quando o dedão entra embaixo do 2o dedo).

 

 

Joanete leve / moderada     Joanete grave com “cross-toe“

Joanete leve / moderada Joanete grave com “cross-toe“

Perguntas frequentes:

  • Quais as opções de tratamento?

O único tratamento capaz de corrigir a deformidade é o cirúrgico.

Pode-se tentar modificações nos calçados. As órteses / espaçadores não corrigem a deformidade, e poucos pacientes toleram o uso.

  • Quando operar?

A cirurgia deve ser realizada somente nos casos em que o paciente apresenta dor. Não se deve realizar a cirurgia por questões estéticas.

  • O joanete pode progredir?

Sim, principalmente se forem utilizados calçados inadequados com frequência. Porém é impossível prever qual e velocidade de progressão.

  • Quais são os riscos cirúrgicos?

No geral, as taxas de complicações são baixas (menos de 10%). Como em todo procedimento  cirúrgico, há riscos de infecção, problemas com cicatrização de pele, diminuição da movimentação do dedo (rigidez) e dor residual, seja no mesmo local ou em um local diferente (metatarsalgia de transferência).  Cerca de 95% dos pacientes ficam satisfeitos.

Calçados apertados: favorecem a progressão da deformidade

Calçados apertados: favorecem a progressão da deformidade

  • A deformidade pode recorrer?

Hoje, com as técnicas cirúrgicas novas, onde é realizado uma osteotomia do metatarso, a taxa de recorrência é menor. Porém, se forem utilizados calçados inadequados, com o passar dos anos pode haver recorrência.

  • Como é o pós-operatório?

Por 6 semanas deve ser utilizado uma sandália especial (Barouk) para andar. Após esse período, caso haja rigidez no dedo ou dificuldade para andar, é necessário realizar fisioterapia.

Lembrando que isto é uma regra geral, não aplicável a todos os casos.

  • O que é joanete de Sastre?

O joanete de Sastre, também conhecido como bunionete, joanetilho ou joanete do alfaiate, é o deformidade equivalente do 5o metatarso com o 5o dedo.

Joanete de Sastre

Joanete de Sastre