As unhas encravadas ocorrem com maior frequência no hálux (dedão do pé) do que nos outros dedos.

É um processo inflamatório doloroso, caracterizado por um crescimento anormal da unha para dentro do leito ungueal lateral. Pode ou não ser complicado com uma infecção (abcesso) local.

No caso de um primeiro episódio, pode-se tentar o uso de anti-inflamatório e mudança dos calcados, porém, a maioria dos pacientes irá precisar de um procedimento chamado cantoplastia, com anestesia local.

Neste procedimento, o canto da unha é seccionado junto com a parte mais lateral da matriz ungueal (quando a unha encravada torna-se recorrente). O objetivo é curar o episódio e prevenir que a unha cresça novamente nesta região.

unhas-encravadas-causas-e-sintomas1

As calosidades do pé podem ter vária causas. Primeiro, é necessário diferenciar alguns tipos de calo e verrugas:

Tipo de lesão Local de aparecimento Tratamento
Calo mole ou calo interdigital Entre os dedos do pé, mais frequente entre o 4o e 5o dedos (mais laterais).Surge por atrito entre os dedos, que têm ossos (falanges) irregulares. Pode-se tentar protetores locais (ex: espaçadores de silicone), mas no geral é necessário a ressecção do calo com raspagem do osso adjacente
Calosidade plantar Sob a cabeça dos ossos metatarsais, na parte anterior da sola do pé. Estes calos ocorrem por aumento da pressão naquela região durante a pisada. Então, deve-se usar palmilhas e estudar as causas desta sobrecarga.
Calos duros por atrito Região dorsal dos dedos, região medial do hálux (dedão).Ocorrem por atrito entre o dedo e o calçado.

 

Pode-se tentar protetores locais (ex: espaçadores de silicone) e mudança do calçado, mas no geral é necessário a ressecção do calo com raspagem do osso adjacente.
Verruga plantar do pé (“olho de peixe“) Qualquer região da sola do pé; é uma lesão irregular, grossa, com núcleo (pequeno ponto preto no centro). Trata-se de uma infecção por vírus, e deve ser tratado com dermatologista (não é calo, é verruga).