O joelho é maior causa de reclamação nos consultórios de ortopedia.

 

Existem vários motivos pelos quais os joelhos causam tanto desconforto para os pacientes. Podemos resumir em dois pontos centrais, a busca por uma vida saudável através da prática de esportes e o crescimento da prática de esportes mais competitivos e de maior impacto.

 

ortopedia blumenau cirurgia do joelho, dor, sintomas tratamento

ortopedia blumenau cirurgia do joelho, dor, sintomas tratamento

cirurgia minimamente invasiva do Joelho

 

Muitas pessoas estão praticando exercícios incentivas pela mídia e pelo próprio desejo de estar bem fisicamente, porém é notório que a maioria faz isso sem nenhuma orientação. Muitas vezes saem de uma condição de sedentarismo para a prática esportiva num final de semana, expondo o joelho a lesões que são causadas pelo excesso de impacto e pela falta de preparo adequado.

 

joelho dor sintomas cirurgia ortopedia blumenau

Embora os esportes causem lesões, é notório que o sedentarismo também contribui e geram lesões. O sobrepeso é um fator crítico que prejudica os joelhos no médio e longo prazo.

O atleta amador precisa entender as limitações do seu corpo e não almejar um desempenho profissional. É no esforço anormal que acontecem as principais lesões. É preciso respeitar os limites de nosso organismo, entendendo a clara diferença de praticar um esporte por hobby ou por profissão.

Os tratamentos disponíveis para quem sofre lesão no joelho vão desde repouso e uso de antiinflamatórios até cirurgia.

Artroscopia – cirurgia minimamente invasiva do joelho

A ortopedia é uma das especialidades que mais usam a cirurgia por vídeo, conhecida na especialidade como Artroscopia, com a utilização de equipamentos de ultima geração, com câmeras, iluminação microscópica e aparelhagem sofisticada. É possível realizar cirurgias complexas sem fazer cortes na pele do paciente, bastam 3 furos para o cirurgião conseguir ter acesso ao local da cirurgia.

Com os equipamentos atuais a artroscopia tornou-se uma técnica muito eficiente de diagnóstico e cirurgia, permitindo ao cirurgião maior precisão e eficácia na realização dos procedimentos.

Para o paciente os benefícios são ainda mais significativos. O pós-operatório de uma cirurgia de artroscopia é muito menor e mais confortável para o paciente. A recuperação é mais rápida, pois a cirurgia minimamente invasiva agride muito menos o organismo.

 

Corpo Clínico IOT – Cirurgia do Joelho

Confira os médicos que realizam cirurgias do joelho no IOT Blumenau

Please specify image url

Dr. Eduardo Campelo Tavares, Traumatologia do esporte e especialista do joelho

Formado pela Universidade Federal de Pelotas – RS em 2005, fez residência médica no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Cajuru ( PucPR) em Curitiba e, após a obtenção do título de especialista, subespecializou-se em Traumatologia do Esporte e Videoartroscopia no mesmo serviço. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia ( SBOT) e da Sociedade Internacional de Artroscopia e Cirurgia do Joelho ( ISAKOS).

Continue Lendo

Please specify image url

Dr. Gerd Udo Gromann, Ortopedia geral e especialista do joelho

Catarinense de Joinville, o médico Gerd Udo Gromann chegou a Blumenau em 1971, logo após a sua graduação, unindo-se à equipe de pioneiros que davam os primeiros passos da ortopedia na região.

Ao se formar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, em 1968,Dr. Gerd concretizava um sonho e um início de caminhada, que começara três anos antes, quanto decidiu trocar sua cidade natal por Curitiba, com o firme propósito de seguir a carreira médica. Na ocasião, segue os ensinamentos e valores como responsabilidade, disciplina e trabalho passados pelo seu pai, um técnico em mecânica que desembarcou no Brasil vindo da Alemanha, aos 22 anos, para trabalhar em uma empresa que se instalava em Santa Catarina.

Continue Lendo

Please specify image url

Dr. Leandro Rodrigues, Especialista do joelho

Dr. Leandro Rodrigues é formado pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre – FFFCMPA (1992), com especialização em Ortopedia/Traumatologia e Cirurgia de Joelho no Hospital Independência /Ulbra em Porto Alegre, no serviço do Dr. Fernando A. Pozzi (1995). A paixão pela cirurgia surgiu na juventude, dentro de casa, quando observava, atento, as conversações e o cotidiano de seu pai, médico no Rio Grande do Sul. Natural de Guaíba-RS.  

Continue Lendo