+55 (47) 3321-2222

Calosidades

Os calos e as calosidades se formam pelo aumento da produção de queratina, uma proteína que forma a camada mais superficial da pele, sendo as lesões mais comuns encontradas nos pés.

A formação destas lesões está relacionada às áreas de contato, fricção e pressão que os pés são submetidos ao caminhar, saltar e ao calçar sapatos, podendo causar dores e desconforto. No geral, o tratamento indicado é utilização de calçados que acomodam a mecânica do pé e eventualmente cirurgia dependendo do caso.

 

Tipos de calos e calosidades

Calos digitais – diretamente relacionados ao uso de calçados fechados e a deformidades articulares que ocorrem nos dedos dos pés.

Nesta situação, o dedo afetado pode apresentar curvaturas. Os três tipos de curvaturas mais comuns que acometem os quatro dedos menores do pé são: dedo em malho, dedo em martelo e dedo em garra.

O tratamento pode ser feito de forma medicamentosa, com a utilização protetores e a mudança do tipo de calçado. A correção cirúrgica, dependendo da gravidade.

Calos Interdigitais – são hiperqueratoses que ocorrem pelo contato e compressão da pele entre dois dedos do pé que podem ser causados pelo uso de calçados que comprimem os pés lateralmente, como os sapatos de bico fino.

O uso de calçados com boa acomodação para os dedos, e protetores ou afastadores interdigitais são os principais tratamentos indicados. As cirurgias são recomendadas para casos em que há lesões ulceradas de difíceis resolução ou deformidades angulares dos dedos.

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by