+55 (47) 3321-2222

Entorse e instabilidade dos ligamentos do tornozelo

IOT Blumenau | Ortopedia e Traumatologia > Cirurgia do Pé e Tornozelo > Entorse e instabilidade dos ligamentos do tornozelo

A entorse do tornozelo é a lesão ligamentar mais comum em esportistas. Também pode ocorrer durante a atividade de andar, correr ou saltar. Representa 25 % de todas as queixas ortopédicas, sendo a lesão mais comum é a ruptura parcial ou total dos ligamentos e da cápsula articular lateral do tornozelo, o chamado complexo ligamentar lateral.

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço e hematoma, que podem afetar os dois lados da articulação, dependendo das estruturas acometidas. O tratamento geralmente envolve imobilização e fisioterapia. O tratamento cirúrgico é reservado para casos selecionados em atletas e lesões com grande instabilidade e abertura da pinça articular.

A instabilidade recorrente é uma queixa muito comum após o tratamento da entorse. Normalmente está associada à falta de reabilitação, como reforço muscular e melhora da propriocepção (equilíbrio).

A correção dos déficits de força, flexibilidade e propriocepção são suficientes, na maioria das vezes, para estabilizar e evitar as entorses de repetição.

O tratamento cirúrgico da instabilidade é indicado quando não houve melhora com a reabilitação motora. Pacientes jovens, atletas ou com grande atividade física diária podem se beneficiar com o reparo dos ligamentos laterais.

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by