+55 (47) 3321-2222

Joanete (hálux valgo)

Cerca de 30% da população tem joanete, que consiste no aumento do volume da estrutura que esta localizada imediatamente  antes do primeiro dedo do pé.

O joanete habitualmente vem associado com uma deformidade desse dedo, o hálux valgo, patologia que pode propiciar a degeneração da articulação do primeiro dedo do pé, fazendo com que ele se deforme.

Os fatores que mais contribuem para o surgimento desta alteração são doenças degenerativas (como artrite reumatoide e gota), hereditariedade (pé plano, herança familiar, frouxidão ligamentar) e alterações neurológicas (derrame, paralisia cerebral). O uso excessivo de calçados de salto alto e bico fino também podem gerar joanetes e a hereditariedade tem grande influência no aparecimento da doença.

O objetivo do tratamento é a melhora da dor, que pode ser conseguido com a modificação do padrão do calçado.

O uso de aparelhos para melhorar o posicionamento dos dedos e palmilhas pode aliviar parcialmente e provisoriamente os sintomas, porém o seu uso não previne e não corrige a deformidade.

Quando a correção é necessária, a única opção é a cirurgia. Esta deve ser específica para cada paciente, pois o joanete tem algumas variáveis que interferem no tratamento, como: sintomas existentes, expectativa do paciente, idade, gravidade da deformidade, presença ou não de desgaste das articulações envolvidas e a existência de queixas associadas, como deformidades nos outros dedos ou calosidades.

É importante ressaltar que mesmo após a cirurgia o joanete pode voltar parcial ou completamente, principalmente quando se mantem os fatores que facilitaram seu crescimento como o uso de calçados de bico fino.

O seguimento correto pelo paciente das orientações dadas pelo médico no pós-operatório garante o sucesso do tratamento, diminuindo assim a chance de resultados insatisfatórios e complicações.

 

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by