+55 (47) 3321-2222

Lesões no tendão de Aquiles

O tendão calcâneo, popularmente chamado de tendão de Aquiles, é o tendão mais espesso e resistente do corpo humano e o mais importante tendão flexor do tornozelo. A inflamação nesta estrutura, um tipo de tendinite, é muito comum em pessoas obesas e atletas, em especial corredores e saltadores, mas também podem aparecer por movimentos repetitivos do tornozelo e calçados inadequados que apertam e machucam o calcanhar.

A tendinite pode ser insercional, que ocorre junto ao osso do calcanhar e muitas vezes está relacionada às deformidades da proeminência superior e posterior do calcâneo (Deformidade de Haglund)* ou a formação de calcificação interna do tendão (esporão)*.

O tratamento baseia-se no uso de analgésicos, anti-inflamatórios orais, gelo, imobilização, exercícios de alongamento e fisioterapia. Pode também ser utilizada uma órtese noturna ao nível da perna e do pé para manter o alongamento do tendão calcâneo e da musculatura posterior durante a noite. Quando a deformidade for intensa, o volume na região posterior da perna limitar o uso de calçados, houver dor persistente ou calcificação grosseira com risco de ruptura tendínea pode ser indicado tratamento cirúrgico.

*Deformidade de Haglund – proeminência óssea do calcâneo que está associado com a tendinite insercional por mecanismo de impacto repetitivo contra o tendão calcâneo quando coexistem chamamos de síndrome de Haglund. Essa deformidade ocorre por variação anatômica, não é uma doença. Pode estar presente e nunca apresentar sintomas ou desconforto.

*Calcificação Intratendínea (esporão do tendão de Aquiles): forma-se por uma alteração celular degenerativa das fibras do tendão. Isto ocorre pela alternância, durante um longo período de tempo, entre os processos de inflamação, microruptura e reparo local. Portanto, a constante tentativa de cicatrização de uma lesão crônica do tendão leva à sua degeneração e calcificação local de suas fibras.

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by