+55 (47) 3321-2222

Sesamoidite

A Sesamoidite refere-se à inflamação dos ossos sesamóides. Eles agem potencializando os tendões, movendo o grande dedo de modo mais eficiente, especialmente para empurrar o solo durante a retirada do pé, no impulso final da pisada.

Os sintomas manifestam-se lentamente ao longo do tempo. Os pacientes geralmente se queixam de dor insidiosa e progressiva, inicialmente em atividades de maior exigência e aumentando até limitar atividades simples.

As principais causas da sesamoidite são: Trauma direto ou força abrupta sobre a área dos sesamóides, como pisar fortemente sobre uma superfície dura ou correr rapidamente sem calçados; Micro traumas de repetição: atividades de sobrecarga excessiva sobre os sesamóides, como corrida longa, esportes de salto (vôlei, ginástica, basquete) ou uso excessivo de saltos altos.

O tratamento para sesamoidite é quase sempre não cirúrgico. Os casos menos graves requerem um período de descanso, juntamente com a utilização de sapatos modificados ou uma almofada interna para reduzir a pressão sobre a área afetada. Palmilhas com depressão sobre a área dolorida também descarregam o peso. Ocasionalmente, quando as estratégias de tratamento acima falharem, uma infiltração de corticóide pode ser considerada. No entanto, deve ser reservada para os casos extremamente recalcitrantes. Como último recurso, pode ser realizada a remoção do osso sesamóide (sesamoidectomia).

 

 

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by