coluna vertebralA Coluna vertebral é responsável pela sustentação do seu corpo e por dentro das 33 vértebras que a compõe passa a medula espinhal, uma estrutura sensível que funciona como um canal de comunicação entre o cérebro e as demais partes do corpo. Segundo alguns estudos, cerca de 80% da população em algum momento irá sentir dor na coluna. Isso ocorre por diversos motivos e um deles é a má postura corporal no dia-a-dia.

Dores na coluna

É muito comum as pessoas reclamarem de dor na coluna, sobretudo a dor lombar, que deve ser investigado quando a dor é muito intensa e dura algum tempo.

As dores na coluna são divididas em três segmentos:

  • Lombar
  • Dorsal
  • Cervical

Tipos de doenças da coluna vertebral

Doenças degenerativas: artrose, estenose de canal vertebral, hérnias de disco, espondilolistese.

Doenças tumorais: tumores benignos ou malignos, primários (que tem origem na própria coluna) ou metastáticos (tumores em outros órgãos que invadem a corrente sanguínea e acabam se alojando na coluna).

Deformidades: escoliose (idiopática – sem causa aparente /congênita – secundaria a malformações vertebrais).

Doenças traumáticas: fraturas da coluna vertebral. O IOT Blumenau possui uma equipe especializada para lhe atender em caso de Dores na Coluna Vertebral, conheça nossos profissionais abaixo.

Corpo Clínico IOT – Coluna Vertebral

Confira os médicos que realizam cirurgias na Coluna no IOT Blumenau

Please specify image url

Dr. Paulo Bordone, Especialista da coluna vertebral

Formado em Ortopedia pela Universidade Federal do Paraná (1982). Realizou residência médica no renomado Hospital das Clínicas de São Paulo, e especialização em cirurgia de coluna na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna Vertebral, com participação em congressos realizados pela Instituição. Entre muitas percepções da profissão, Dr. Paulo destaca a atenção ao próximo. “O melhor da carreira é levar alívio às pessoas”, diz.

Continue Lendo

Please specify image url

Dr. Luis Felipe Pamplona Novaes, Especialista da coluna vertebral

Formado pela Universidade Federal do Paraná em Ortopedia e Traumatologia (2004-2006), com especialização em Cirurgia de Coluna Vertebral pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD), em São Paulo-SP (2007). Dr. Luis Felipe tem a consciência de que a responsabilidade social e o constante aperfeiçoamento são as pedras angulares da profissão.

Continue Lendo