+55 (47) 3321-2222

Esportiva

Também conhecida como medicina do esporte, a ortopedia do esporte é uma série de técnicas e procedimentos utilizados para manter a condição física do atleta, além de tratar lesões adquiridas durante a carreira.

Os esportes de alto nível, principalmente os de contato, como futebol, rugby e basquete, requerem um cuidado constante com o corpo, por isso a necessidade da ortopedia no acompanhamento das práticas físicas.

Entre as principais partes do corpo que exigem cuidados nas práticas esportivas, estão o tornozelo, o joelho, o ombro e o cotovelo, regiões que estão mais suscetíveis a lesões e fraturas.

Além de tratar as contusões que o atleta venha a ter durante a carreira, a ortopedia do esporte tem um papel fundamental na prevenção e obtenção da melhor forma física possível ao atleta, sendo muito importante para o seu desempenho durante a carreira.

Principais lesões esportivas

Existem diversos tipos de lesões que podem acometer os atletas que praticam algum tipo de modalidade, sendo as mais comuns:

Fissura: A fissura é uma rachadura que acontece no osso, mas que não gera nenhuma quebra, sendo possível recuperar sem a necessidade de cirurgia.

Fratura: No caso da fratura, há o rompimento total do osso, ou seja, ele “quebrou”, devido ao osso não poder suportar mais carga do que lhe foi imposta em determinado momento.

Fratura múltipla: O termo é utilizado para uma fratura que corresponda a mais de um osso ou da quebra do mesmo osso em mais de um local.

Fratura exposta: A fratura exposta leva ao rompimento do tecido, da pele e dos ligamentos, deixando o osso exposto.

Luxação: Na luxação, há o deslocamento do osso, fazendo com que a junta saia de seu local original.

Entorse: Neste caso, a lesão ou a ruptura de parte do ligamento, gerada por casos como torção de pé ou joelho, por exemplo. Em casos mais graves, pode gerar uma fissura ou uma fratura.

Bursite: A bursite é uma condição no qual há a inflamação da burse, uma espécie de bolsa que armazena os líquidos e que está localizada no joelho.

Rompimento de tendões: O tendão é uma espécie de cordão de tecido, que liga uma parte a outra do corpo. No caso de algumas lesões, esse tendão pode romper, sendo que, em atletas, é mais comum no tendão de Aquiles, que liga a panturrilha ao calcanhar.

Tratamento de lesões

Geralmente, as lesões esportivas podem ser tratadas através de métodos conservadores, sendo bastante indicado um determinado tempo de repouso, além de aplicação de analgésicos e outros medicamentos, principalmente para os casos considerados leves e de breve recuperação.

Em casos medianos, normalmente se recomenda o uso de tipóias e de muletas para evitar a movimentação dos músculos e/ou contato com o chão. Porém, em casos mais graves, há a necessidade de cirurgia para reconstrução de ossos, ligamentos, tecidos, pele e tendões que, eventualmente, venham a se romper.

Especialistas da Área

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by