+55 (47) 3321-2222

Condromalácia patelar

A condromalácia patelar é o desgaste da cartilagem que reveste a patela. É muito frequente em mulheres e pode ser causada por desequilíbrios musculares (falta de alongamento e fortalecimento muscular), desvios de alinhamento do membro inferior como joelhos em valgo ou em “X” e atividades esportivas com saltos.

Os sintomas geralmente são dor para subir e descer escadas, agachar, levantar e pular, inchaço, estalos e sensação de falseio ou travamento do joelho.

O diagnóstico é feito pelo ortopedista especialista em joelho com um exame físico detalhado e exames complementares como Rx, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O tratamento é na sua grande maioria conservador (sem necessidade de cirurgia) feito com fisioterapia para melhorar alongamento e fortalecimento muscular, perda de peso, diminuição das atividades de impacto e uso e analgésicos e anti-inflamatórios. Podem ser usados também as medicações condroprotetoras, infiltrações com corticoide para diminuir a dor inflamatória e infiltrações com ácido hialurônico para auxiliar na lubrificação do joelho.

O tratamento cirúrgico por videoartroscopia deve ser indicado quando houver a presença de fragmento de cartilagens soltos dentro do joelho (corpos livres) ou quando não houver melhora dos sintomas com o tratamento não cirurgico.

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by