+55 (47) 3321-2222

Lesão do ligamento cruzado posterior (LCP)

IOT Blumenau | Ortopedia e Traumatologia > Cirurgias > Joelho > Lesão do ligamento cruzado posterior (LCP)

É um dos principais ligamentos do joelho e o mais resistente. Sua função principal é a estabilidade posterior do articulação evitando que a tíbia desloque para trás.

A lesão geralmente ocorre com um trauma direito na região anterior da tíbia com o joelho em flexão de 90 graus. São mais frequentes em trauma de alta energia como acidentes de carro e de moto, lutas e quedas de altura com o joelho em flexão.

O diagnóstico é feito após uma história do mecanismo de trauma e de um bom exame físico feito pelo especialista de joelho para demonstrar frouxidão e instabilidade articular. A Ressonância Magnética Nuclear e o Rx são exames complementares que auxiliam o ortopedista especialista em joelho a definir a lesão do LCP.

O tratamento inicial é não cirúrgico com fisioterapia e exercícios de fortalecimento muscular principalmente do quadríceps. O tratamento cirúrgico é indicado em pacientes que não tiveram sucesso com o fortalecimento muscular, tem grande instabilidade posterior do joelho ou em lesões multi-ligamentares.

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by