+55 (47) 3321-2222

Lesão dos ligamentos colaterais

IOT Blumenau | Ortopedia e Traumatologia > Cirurgias > Joelho > Lesão dos ligamentos colaterais

São dois importantes ligamentos do joelho responsáveis pela estabilidade em varo e valgo da articulação.

O Ligamento colateral medial (interno) é o responsável pela estabilidade em valgo da articulação evitando que o joelho vire para fora. Geralmente é lesionado por divididas no futebol ou torções do joelho.

O Ligamento colateral lateral (externo) é o responsável pela estabilidade em varo da articulação evitando que o joelho vire para dentro. Geralmente é lesionado em atividades esportivas como lutas e futebol e também em torções do joelhos.

O diagnóstico é feito após uma história do mecanismo de trauma e de um bom exame físico feito pelo especialista de joelho para demonstrar frouxidão e instabilidade articular. A Ressonância Magnética Nuclear é o exame complementar de escolha para confirmar o diagnóstico.

Em lesões isoladas o tratamento geralmente é sem cirurgia com o uso de uma joelheira especifica por 4 a 6 semanas seguido de fisioterapia para reabilitação, fortalecimento e equilíbrio muscular.

A cirurgia de reconstrução dos ligamento colaterais é indicada em caso de lesão associada com ruptura dos ligamentos cruzados anterior ou posterior e em caso de falseio e instabilidade do joelho.

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by