+55 (47) 3321-2222

Lesão dos meniscos

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas em formato de meia lua que ficam entre a fêmur e a tíbia e tem como função principal amortecimento, distribuição de carga do peso corporal e estabilidade articular.

Cada joelho possui 2 meniscos, um medial (interno) e outro lateral (externo).

A lesão geralmente ocorre após entorses, agachamentos ou esforços como corridas e caminhadas longas. Acontece em qualquer idade, mas é mais frequente entre os 30 e 70 anos.

O diagnóstico é feito após uma história do mecanismo de trauma e de um bom exame físico feito pelo especialista de joelho que geralmente evidencia dor nos testes de rotação dos meniscos, derrame articular e bloqueio mecânico da articulação. A Ressonância Magnética Nuclear auxilia o ortopedista especialista em joelho no diagnostico das lesões.

O tratamento das lesões degenerativas (ocasionadas pela idade) e das lesões sem sintomas geralmente é conservador sendo raramente indicado cirurgia nesses casos. O tratamento cirúrgico é feito por videoartroscopia e indicado para lesões instáveis e sintomáticas. Na maioria das lesões é realizado a regularização da parte lesionada do menisco utilizando pinças e tesouras especiais para artroscopia. Em lesões que acometem a região periférica (mais vascularizada) do menisco pode ser tentado a sutura (costura) dessa lesão.

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by