+55 (47) 3321-2222

Luxação Patelar

A patela é o osso móvel que fica na região anterior do joelho e desliza sobre o sulco troclear. Tem como função auxiliar na força de extensão do joelho, na força de frear o corpo e nas situações de levantar e agachar.

A luxação ocorre quando a patela se desloca para fora do sulco troclear após um trauma ou torção. Ocorre com maior frequência em mulheres e na idade entre 12 e 30 anos, podendo ocorrer também nos atletas e nos homens.

O diagnóstico é feito pelo ortopedista especialista em joelho com um exame físico detalhado que pode evidencias dor peripatelar, derrame articular e sinais clínicos de instabilidade ou apreensão (sensação / medo que a patela desloque). Exames de imagens com Rx, tomografia computadorizada e ressonância magnética auxiliam na confirmação do diagnostico, na verificação de possíveis causas anatômicas e na identificação de lesões associadas.

O tratamento conservador é quase sempre a primeira escolha independentemente do grau de instabilidade sendo realizado com fisioterapia para analgesia e fortalecimento muscular. Quando não há melhora ou o paciente apresente outros casos de luxação ou sinais de instabilidade patelar, a cirurgia é o melhor tratamento.

Existem várias técnicas cirúrgicas e a escolha da melhor técnica deve ser individualizada para cada paciente e feita pelo ortopedista especialista em joelho.

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by