+55 (47) 3321-2222

Ombro

Cirurgia de Ombro

O ombro é uma complexa região formada por 20 músculos, 3 articulações ósseas e 2 articulares funcionais. Esse conjunto permite uma mobilidade diferenciada de todas as demais articulações, servindo também para estabilizar as mãos, levantar, empurrar e elevar o corpo.

Devido ao seu design especial o ombro permite movimentos com grandes angulações, se comparado com as demais articulações do corpo.

Da mesma forma que outras articulações o ombro pode se beneficiar da técnica de artroscopia, cirurgia minimamente invasiva no qual o cirurgião olha para dentro do ombro através de uma micro-câmera, e com equipamentos de alta tecnologia consegue tratar lesões diversas no ombro, sem a necessidade de cortes profundos.

A Artroscopia do ombro é mais eficiente do que as cirurgias tradicionais, permite maior alcance e melhor eficácia no tratamento, pois é capaz de acessar regiões de difícil acesso sem a necessidade de cortes.

Algumas doenças do ombro:

Bursite do ombro

A bolsa sinovial é uma estrutura cheia de liquido localizada entre um tendão e a pele ou entre um tendão e um osso. Tem como função o amortecimento e auxilia o deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A bursite é quando ocorre a inflamação desta bolsa.

Tendinites (tendinopatias) do ombro ou do manguito rotador

Os tendões são estruturas importantes para o ombro, que unem músculo ao osso; a inflamação do tendão é a tendinite.

Síndrome do impacto do ombro

Se caracteriza por uma condição dolorosa dos tecidos moles do manguito rotador e da bursa, provocada pela compressão entre determinadas estruturas do ombro.

Lesão ou rotura dos tendões do manguito rotador

O manguito rotador é um conjunto de quatro tendões, que são importantes para um bom funcionamento do ombro, permitindo a rotação, desaceleração e manter o ombro bem posicionado.  O Manguito rotador está sujeito a lesões crônicas com graus variáveis, desde um pequeno edema até uma ruptura total de um ou vários músculos do manguito.

Tendinite calcária

É caracterizada por uma tendinite em que há deposição de cálcio (calcificação) no tendão. É uma causa comum em pacientes na faixa etária de 40 anos.

Capsulite adesiva (ombro congelado)

A cápsula articular da articulação do ombro é uma espécie de bolsa que tem como função facilitar movimentos do ombro e ajuda na sua estabilização. O ombro congelado é quando ocorre a inflamação da cápsula e essa fica enrijecida, comprometendo seriamente os movimentos do ombro, causando muita dor. O portador da capsulite adesiva não consegue erguer o braço normalmente.

Lesão Labral ou SLAP

A lesão labral é quando um tecido conectivo que fica na parte superior do ombro é lesionado, causando muita dor para o paciente. Uma curiosidade é que este tipo de patologia só foi possível diagnosticar com o advento da artroscopia.

Luxação no ombro (Deslocamento)

A luxação é uma lesão traumática no ombro, que causa muita dor e deve ser tratada imediatamente; é a separação de dois ossos que normalmente ficam ligados e próximos unidos por uma cartilagem. Quando tal evento ocorre a dor é muito intensa, gera seqüelas e precisa de rápido atendimento.

Ruptura do manguito rotador

O Manguito rotador é um conjunto de tendões que garantem um bom funcionamento do ombro, a ruptura desses tendões é um processo muito doloroso e exige rápido tratamento.

Corpo Clínico IOT – Cirurgia de Ombro

Confira os médicos que realizam cirurgias de Ombro no IOT Blumenau

Agendar
Agendamento On-Line IOT
Agende sua consulta no IOT via Whatsapp clicando no botão abaixo.
Powered by