Cirurgia de Ombro

O ombro é uma complexa região formada por 20 músculos, 3 articulações ósseas e 2 articulares funcionais. Esse conjunto permite uma mobilidade diferenciada de todas as demais articulações, servindo também para estabilizar as mãos, levantar, empurrar e elevar o corpo.

Devido ao seu design especial o ombro permite movimentos com grandes angulações, se comparado com as demais articulações do corpo.

Da mesma forma que outras articulações o ombro pode se beneficiar da técnica de artroscopia, cirurgia minimamente invasiva no qual o cirurgião olha para dentro do ombro através de uma micro-câmera, e com equipamentos de alta tecnologia consegue tratar lesões diversas no ombro, sem a necessidade de cortes profundos.

A Artroscopia do ombro é mais eficiente do que as cirurgias tradicionais, permite maior alcance e melhor eficácia no tratamento, pois é capaz de acessar regiões de difícil acesso sem a necessidade de cortes.

Algumas doenças do ombro:

Bursite do ombro

A bolsa sinovial é uma estrutura cheia de liquido localizada entre um tendão e a pele ou entre um tendão e um osso. Tem como função o amortecimento e auxilia o deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A bursite é quando ocorre a inflamação desta bolsa.

Tendinites (tendinopatias) do ombro ou do manguito rotador

Os tendões são estruturas importantes para o ombro, que unem músculo ao osso; a inflamação do tendão é a tendinite.

Síndrome do impacto do ombro

Se caracteriza por uma condição dolorosa dos tecidos moles do manguito rotador e da bursa, provocada pela compressão entre determinadas estruturas do ombro.

Lesão ou rotura dos tendões do manguito rotador

O manguito rotador é um conjunto de quatro tendões, que são importantes para um bom funcionamento do ombro, permitindo a rotação, desaceleração e manter o ombro bem posicionado.  O Manguito rotador está sujeito a lesões crônicas com graus variáveis, desde um pequeno edema até uma ruptura total de um ou vários músculos do manguito.

Tendinite calcária

É caracterizada por uma tendinite em que há deposição de cálcio (calcificação) no tendão. É uma causa comum em pacientes na faixa etária de 40 anos.

Capsulite adesiva (ombro congelado)

A cápsula articular da articulação do ombro é uma espécie de bolsa que tem como função facilitar movimentos do ombro e ajuda na sua estabilização. O ombro congelado é quando ocorre a inflamação da cápsula e essa fica enrijecida, comprometendo seriamente os movimentos do ombro, causando muita dor. O portador da capsulite adesiva não consegue erguer o braço normalmente.

Lesão Labral ou SLAP

A lesão labral é quando um tecido conectivo que fica na parte superior do ombro é lesionado, causando muita dor para o paciente. Uma curiosidade é que este tipo de patologia só foi possível diagnosticar com o advento da artroscopia.

Luxação no ombro (Deslocamento)

A luxação é uma lesão traumática no ombro, que causa muita dor e deve ser tratada imediatamente; é a separação de dois ossos que normalmente ficam ligados e próximos unidos por uma cartilagem. Quando tal evento ocorre a dor é muito intensa, gera seqüelas e precisa de rápido atendimento.

Ruptura do manguito rotador

O Manguito rotador é um conjunto de tendões que garantem um bom funcionamento do ombro, a ruptura desses tendões é um processo muito doloroso e exige rápido tratamento.

 

 

Corpo Clínico IOT – Cirurgia de Ombro

Confira os médicos que realizam cirurgias de Ombro no IOT Blumenau

Please specify image url

Dr Pedro Gabriel Riboli Navarro, Especialista do ombro

 

Natural de Minas Gerais, Dr. Pedro Navarro mudou-se para São Paulo para sua formação profissional. Graduou-se na Escola Paulista de Medicina ( Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP-EPM) onde também fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia e especialização em cirurgia de ombro e cotovelo.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

Continue Lendo

Please specify image url

Dr. Ralf G. Klassen, Especialista do ombro

Formado pela Universidade Federal do Paraná, em 1995, com residência em Ortopedia e Traumatologia pelo serviço do Hospital de Clínicas de Curitiba. Especialização em Cirurgia de Ombro e Cotovelo pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Natural de Curitiba, reside em Blumenau há 10 anos, onde constituiu família.  Fez estágios em Cirurgia de Ombro, em 2001, com o Dr. Christian Gerber, em Zurique, Suíça. E nos Estados Unidos, com o Dr. Stephen Burkhart, nos anos de 2004 e 2007, em Videoartroscopia de Ombro. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT.

Continue Lendo