O Joelho é a maior articulação do corpo humano e uma das mais complexas do ponto de vista funcional. É também uma das articulações mais frequentemente lesionadas devido às suas características anatômicas, a inter-relação entre os componentes estruturais e a significativa ação de forças externas sobre ele.
É formado por 4 ossos (fêmur, tíbia, fíbula e patela), 4 ligamentos principais (Ligamento Cruzado anterior, Ligamento cruzado posterior, ligamento colateral medial e ligamento colateral lateral), 2 meniscos (medial e lateral), cartilagens e tendões.
O Joelho realiza movimentos de flexo-extensão (dobrar e esticar), rotações e varo-valgo (“para os lados”) e é pouco recoberto pela musculatura da coxa e da perna, o que acarreta maior vulnerabilidade às lesões. Por isso, os ligamentos e os meniscos tem papel fundamental tanto na estabilidade quanto na proteção articular.
Devido a essa complexidade o cirurgião ortopédico especialista em Joelho é a pessoa indicada para avaliar e tratar as lesões dessa articulação pois é conhecedor da anatomia normal, biomecânica e patologias do joelho.
Sintomas
Lesões
- Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)
- Lesão do ligamento cruzado posterior (LCP)
- Lesão dos ligamentos colaterais
- Lesão dos meniscos
- Lesão multiligamentar
- Lesão da cartilagem
- Luxação Patelar
- Artrose
- Condromalácia patelar
- Tendinites
- Fraturas
Especialistas da Área
Devido às características peculiares do joelho os profissionais do IOT são especialistas experientes no tratamento de doenças do joelho.