Para que se realizem tarefas cotidianas, de lazer ou esportivas, é necessária a locomoção humana que depende em primeira instância do caminhar. Seja de forma dinâmica ou estática, ao apoiar o peso corporal sobre os pés a força de gravidade ativa um estímulo muscular, que faz com que nosso corpo mantenha o equilíbrio nessa pequena base de suporte.
Para reunir essa capacidade, o pé reúne uma estrutura bastante complexa formada por 26 ossos, acompanhados de ligamentos e músculos que conferem as propriedades de unir sustentação estrutural, força, mobilidade e equilíbrio.
Existe uma grande variedade de tipos e formato de pés, que podem surtir diversos efeitos de acordo com a atividade a ser realizada. Diferenças anatômicas entre as pessoas são possíveis sem que haja prejuízo mas também podem alterar a capacidade de realizar as funções básicas dos pés e tornozelos e ainda interferir em outras partes do corpo como joelhos, quadris ou mesmo a coluna.
Quando algo causar dor, deformidade ou deixar dúvidas sobre seus pés, o melhor a fazer é procurar um profissional especializado para identificação precoce do problema e estabelecer uma estratégia de prevenção ou tratamento que se faça necessário.
Dentre as inúmeras possibilidades de alterações que podem interferir no formato e função dos pés destacamos: